PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
18 maio

18 de Maio: Dia Nacional da luta Antimanicomial

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC

Em todo território nacional, o dezoito de maio é a data oficial da Luta Antimanicomial. Este ano o desfile aconteceu no dia 19 de maio, nas ruas do centro de Belo Horizonte. Alunos e professores do curso de Psicologia participaram do evento, como parte das atividades do curso.

Apesar dos avanços, a luta antimanicomial ainda tem muitos desafios e atualmente vive um momento delicado. “Hoje, corremos risco de retrocesso por causa da questão da internação compulsória para usuários de crack. As internações no país têm acontecido como uma ação higienista e desrespeitando direitos humanos básicos”, explica a psicologia e coordenadora do curso de Psicologia da FACEB/Unipac Bom Despacho, Eliane Pimenta, especialista em Psicologia da Saúde.

O Fórum Mineiro de Saúde Mental e a Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (ASUSSAM) realizam pelo 18º ano consecutivo manifestação em Belo Horizonte. O movimento mobiliza outras cidades a virem se manifestar na capital e (ou) organizar intervenções locais aliando os sensos crítico, estético e festivo para a superação do manicômio.

A reforma psiquiátrica, que teve início na década de 70, já teve diversas conquistas como a Lei nº 10.216 de 6 de abril de 2001, que proíbe a existência de manicômios, que deveriam ser substituídos por serviços abertos para o tratamento. Foram criados assim, Centros de Atenção Psicossocial, as Caps, que hoje já são 2 mil espalhadas pelo país. Psicologia e coordenadora do curso de Psicologia da Faceb/Unipac Bom Despacho

Para participar do evento os alunos interessados realizaram inscrições na coordenação do curso que, posteriormente, abrirá inscrições através do Portal Educacional para que os alunos participantes possam emitir os certificados.
 

NOTÍCIAS RELACIONADAS