PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
22 abril

A Interface da Psicologia e os Direitos Humanos será tema de discussão

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC

No dia 13/05/15 será discutido o tema: A Interface da Psicologia e os Direitos Humanos, com uma programação que envolverá atividades como: apresentação de pôsters, palestras e a presença de palestrantes conceituadas no assunto.

A palestra acontecerá no período de 19h às 22h10, no auditório 5, sala 1003 da Faculdade e será direcionada aos alunos do curso de Psicologia da Instituição.

Conforme explica a coordenadora do curso de Psicologia da FACEB, Profa. Eliane Pimenta, o evento pretende fomentar, no âmbito acadêmico, o debate acerca das várias concepções sobre direitos humanos e sua implicação na prática do profissional em psicologia. “Sabemos que as declarações de direitos humanos e todo o sistema de garantias pautam o nosso código de ética e que os direitos humanos são resultados de um processo histórico.”

A Profa. Eliane Pimenta reitera ainda que o assunto coloca em discussão tanto o conceito de direito quanto o de humano, problemática que ganhou forças no Brasil no período da ditadura militar e ganha visibilidade em nossa sociedade com as questões postas pelos meios de comunicação e diretrizes políticas.

O evento é organizado pela coordenadora do curso de Psicologia, Profa. Eliane Pimenta e pela Profa. Michele Caldeira. As inscrições para o evento deverão ser realizadas através do Portal Educacional.
 

Confira a programação:

Horário: 19h às 20h
Atividade: Sessão de pôster no hall de entrada da Faculdade, em parceria com a ABRAPSO Minas Gerais com a temática sobre a história da psicologia e a ditatura militar.
Horário: 20h às 22h10
Atividade: Comunicação Oral Psicologia e Direitos Humanos: perspectivas e desafios de atuação.

Sobre as palestrantes:

Tayane Lino: Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e mestre em Psicologia pela mesma universidade (2014), na linha de pesquisa Política. Participação Social e Processos de Identificação. Atualmente, desenvolve doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais na área de concentração Psicologia Social. É vice-coordenadora do Instituto Mineiro de Saúde mental e Social (Instituto ALBAM). Integra o colegiado gestor do núcleo Belo Horizonte da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO-BH). É consultora teórica-metodológica junto ao CREAS - Poços de Caldas/MG. Coordena o Grupo de Trabalho intitulado Psicologia e Direitos Humanos. Tem experiência na área de Psicologia, Direitos Humanos, Cidadania, Intervenção Psicossocial e Clínica Social. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Psicologia Comunitária e Psicologia Política.

Karinne Regis Duarte: Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG/BH (2002). Mestre em Psicologia (2006) pela Faculdade de Filosofia UFMG, área de concentração psicologia social. Atualmente é professora do curso de psicologia da Universidade Federal de Goiás Regional Catalão, desenvolvendo projetos na área de violência, políticas públicas de segurança e direitos humanos. É professora formadora do cur

NOTÍCIAS RELACIONADAS