PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
5 novembro

Acadêmicos de Pedagogia realizaram visita técnica

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC

A visita retratou em conhecer a primeira escola pública do município de Bom Despacho, que caracteriza o início da institucionalização dos grupos escolares no Brasil, pós Primeira República, estabelecendo a relação teoria e prática como base da formação discente e também reconhecendo a instituição escolar como campo de pesquisa.

A professora de História da Educação, Tânia Nakamura Maria Teixeira Nakamura e os acadêmicos do 1º período e 2º período de Pedagogia, além de observarem o espaço físico, tiveram acesso aos documentos que guardam a história da instituição.

Todos foram cordialmente recebidos pela atual diretora Perla Aparecida Lucas e Silva, explicou a Profª Tânia Nakamura, que salientou que durante muito tempo, a História da Educação se pautou por um viés de pesquisa que restringiu seu objeto de análise aos documentos oficiais, considerando que sua aplicação ocorreu da mesma maneira em todas as regiões do Brasil, tendo como referência, apenas os grandes centros urbanos. “No entanto, tem ocorrido, no campo da pesquisa educacional atual, uma ruptura com esse único viés, onde grupos de pesquisadores têm efetuado estudos que privilegiam a temática regional, com o objetivo de analisar as especificidades regionais (locais e institucionais) dentro do universo maior da organização educacional brasileira,” enfatizou.

A presente atividade tem sua importância configurada na observação da Escola Municipal Coronel Praxedes, criada em 1912, considerando as transformações ocorridas ao longo do tempo, o papel social e cultural da escola para Bom Despacho e região. 






















 

NOTÍCIAS RELACIONADAS