PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
6 junho

Alunos do 8º e 9º períodos do curso de Agronomia participaram de Projeto Paisagístico para restaurar jardins da Faculdade Alis de Bom Despacho

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC
No dia 18 de maio de 2016 os alunos do Curso de Agronomia executaram 6 (seis) projetos paisagísticos como prática da disciplina, "Tópicos Especiais em Agronomia/Paisagismo e Plantas Ornamentais", ministradas pela professora Monique Freitas.
 
Segundo a Professora Monique Freitas esta é uma das práticas mais importantes, pois o aluno aprende todas as fases de elaboração de um projeto paisagístico até sua execução. Sendo assim, o aluno desperta o seu olhar para esta área da Agronomia a qual ainda é pouco difundida entre os profissionais recém-formados. “A prática exige dos alunos os conhecimentos agronômicos de diversas disciplinas estudadas durante todo o curso, mostrando a importância da atuação do Engenheiro Agrônomo neste ramo do paisagismo”.
 
Segundo o aluno Edilson da Silva, “a prática prestou-se a estreitar os laços entre os alunos e a professora, encurtando a distância entre a teoria e a prática e promovendo a interação entre os colegas. Foi um momento marcante e importante, levando destaque ao curso, mostrando uma das atuações do agrônomo. Também, chamou a atenção de alunos de outros cursos e professores para o ambiente da faculdade, tirando a visão do monótono e imprimindo beleza aos seus olhos. Poder praticar aquilo que se vê em sala de aula é gratificante, além de tornar-se um norte, o desenvolvimento desta atividade. A teoria pode ser desestimulante, ao passo que, com a prática, pode-se saber se a atividade em questão pode ser um caminho a ser seguido na vida profissional.”
 
Segundo a aluna Ana Maria dos Santos, “a atividade foi proveitosa, pois revitalizamos áreas de convivência na faculdade, mostrando para outros cursos que também podemos trabalhar nesta área e que temos conhecimento para isso. Além de nos colocar em contato direto com a prática. Pudemos enxergar de outra maneira o paisagismo, como uma área potencial para melhorar os locais onde vivemos, convivemos e trabalhamos. Para a disciplina, achamos que fez com que a nossa própria turma, deixasse de acreditar que esta não é uma disciplina para engenheiro agrônomo, pois a prática nos ensinou a enfrentar os nossos próprios preconceitos e mostrou a real necessidade do engenheiro agrônomo nesta área.”
 
Segundo o aluno Nivaldo Lobato, “foi muito bom colocar em prática tudo aquilo visto em sala de aula. É prazeroso mostrar às pessoas a capacidade que nós, seres humanos, temos em criar e praticar, transformar um ambiente, em um lugar de lazer, alegria, felicidade, paz e harmonia a todos que utilizam deste espaço.”
 
Segundo o aluno Guilherme César, “colocamos em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula. Agora sim, sabemos na pratica o trabalho que um paisagista faz! Enriqueceu a disciplina. O conteúdo visto e discutido em sala de aula pôde ser praticado por cada aluno, colocando a criatividade de cada um em execução.”
 
Segundo a aluna Lílian Freitas, “a prática de reestruturação dos jardins da faculdade foi muito boa, mesmo com as dificuldades que encontramos, por ser à noite, com pouca iluminação, com estruturas já estabelecidas que não poderíamos modificar, conseguimos desenvolver um ótimo trabalho. Fizemos um projeto aproveitando o que já havia instalado no local (grama e coqueiro) e acrescentamos espécies do tipo "sol pleno", visualmente chamativas (entre elas Agave, Moisés no berço, Buxinho) e para finalizar, implantamos um tronco decorativo para dar uma visão rústica, moderna e contemporânea ao local. A prática foi de extrema importância para o curso, pois deu a oportunidade de colocarmos em prática, os conhecimentos adquiridos na disciplina de Paisagismo e Plantas Ornamentais com a professora Monique. Ficamos muito satisfeitos em poder contribuir com a melhoria dos jardins, deixando assim parte de nós em nossa Faculdade!”
 
Segundo o aluno David Reis, “foi uma boa experiência a partir da qual pudemos realizar algumas das técnicas estudadas em sala de aula. Teve grande contribuição prática, pois foi possível visualizarmos situações com as quais iremos nos deparar enquanto profissionais. E, para a disciplina, foi muito importante por abordar diversas situações em cada área escolhida para revitalizar, onde pudermos observar cada ação possível a ser realizada. Pudemos também por em práticas os ensinamentos dados em aula.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS