PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
6 junho

Curso de Extensão em Pecuária Leiteira conta com parceria junto ao Projeto Balde Cheio desde 2010

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC
Em 2015, o coordenador do curso de Agronomia da Faculdade Alis de Bom Despacho, prof. Rodrigo Pontes reabriu o curso de Extensão em Pecuária Leiteira em parceria com o Projeto “Balde Cheio”, da EMBRAPA, direcionado a engenheiros agrônomos, médicos veterinários, produtores rurais, técnicos agrícolas e estudantes de agronomia e veterinária.
 
O curso acontece aos sábados, no período de 8h às 17h e tem duração de 12 meses sendo um total de 12 módulos.
 
O professor Vinícius Lemos, que é responsável pela disciplina, “Forragicultura”, no curso de Medicina Veterinária, explicou que os alunos estão gostando do curso pois, é a oportunidade de levar a prática do dia a dia aos alunos e profissionais da região.
 
O técnico agrícola formado pela Escola Agrotécnica Federal de Bambuí, Davi Paulo Queiroz, e também aluno do curso de Agronomia da Faculdade Alis relatou que, “o interessante deste curso é que, nós alunos, recebemos informações sobre vários temas importantes da pecuária leiteira, e o seu principal diferencial é  acompanharmos um extencionista fazendo isso, sendo muito importante para mim, pois vejo a possibilidade de estabelecer, entre produtores e pesquisadores, uma ponte usando os extencionistas como elo de ligação que auxiliarão no desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira e, em breve serei um extensionista também.”
 
O prof. Rodrigo Pontes idealizador deste curso relatou que,“em 2010, fomos a primeira instituição de Ciências Agrárias do país a fazer esta parceria com a EMBRAPA/FAEMG e trazer os técnicos extensionistas do projeto Balde Cheio para dentro de nossas salas de aula e, também para a nossa fazenda experimental para realizar este curso! Este curso de extensão e atualização em pecuária leiteira tem uma importância muito grande para a formação complementar dos nossos futuros profissionais e também para os já egressos na região.”
 
 Confira a Programação do curso:
 
12/12/15 - Manejo Pastagens I
20/02/16 - Manejo Pastagens II
12/03/16 - Balde Cheio - Estudo de um caso de Sucesso, com visita à propriedade
16/04/16 - Nutrição com enfoque em pastagens.
21/05/16 - Adubação de pastagens
18/06/16 – Indicadores zootécnicos (continuação) na Faculdade Alis de Bom Despacho
 
09/07/16 – Conforto Animal e visita UD Carmo do Cajuru - Sobressemeadura de Aveia e Azevém
13/08/16 - Indicadores Econômicos I
10/09/16 - Criação de bezerras e novilhas
08/10/16 - Indicadores Econômicos II
05/11/16 - Divisão de piquetes
19/11/16 - Avaliação de indicadores de uma propriedade Real
 
Sobre o Projeto Balde Cheio
 
O Balde Cheio foi desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste para difundir inovações que proporcionem aumento da rentabilidade a produtores de leite de todos os portes. Foi implementado em Minas Gerais pelo SISTEMA FAEMG em 2007, que tem se empenhado em levar o programa a todas as regiões do estado, com resultados incontestáveis.
 
Visa orientar o produtor para o uso de técnicas e inovação de baixo ou nenhum custo, combinando e otimizando fatores de que ele já dispõe em sua propriedade. Esta é a base do Balde Cheio, programa de aumento da produção de leite com menores custos e maior qualidade. Mês a mês, as ações e resultados são acompanhados de perto pelos técnicos e as histórias de sucesso se multiplicam em todo o Estado. Os registros revelam aumentos superiores a 1.000% da produção, em alguns casos.
 
Desta forma, pequenos produtores com pouco acesso à assistência técnica e gerencial são os mais beneficiados e têm conseguido aumentar a qualidade e quantidade na produção de leite e, consequentemente, aumento da produtividade e dos lucros.
 
Mais notícias sobre o projeto Balde Cheio, confira através do site: http://http://baldecheio.sistemafaemg.org.br/

NOTÍCIAS RELACIONADAS