PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
5 julho

Debate sobre os avanços e desafios da agropecuária no Estado junto à Comissão de Agropecuária e Agroindústria

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC
A Comissão de Agropecuária e Agroindústria se reuniu na Câmara Municipal de Bom Despacho para debater sobre os avanços e desafios da agropecuária no Estado, bem como a segurança no campo e a cadeia produtiva do leite.
 
Membros da Diretoria, como o Diretor geral da Faculdade Alis de Bom Despacho, Sr. Marcelo Chaves, a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Profa. Raquel Dias Santos e os docentes do curso de Agronomia, Prof. Vinícius Lemos e Prof. Saul Ribeiro, participaram do evento.
 
Prof. Vinícius Teixeira Lemos citou a importância de se investir na diversificação da pauta de produtos na região, partindo para a fruticultura, horticultura e piscicultura. Já o engenheiro agrônomo da Emater criticou as exigências para os pequenos laticínios, que são as mesmas das grandes indústrias. “Temos uma pequena queijaria em Bom Despacho que já teve que investir mais de R$ 140 mil para atender às normas”, exemplificou.
 
Participantes da audiência cobraram da União ações para a cadeia do leite que possam minimizar a influência da China nessa commoditie e, ainda, evitar que o produto vindo da Argentina ou do Uruguai “invada” o Brasil.
 
Reivindicaram também um controle maior dos estoques de insumos para evitar a grande oscilação de preços. Na justificativa, lembraram a importância desse setor produtivo para o Estado. Em Bom Despacho, por exemplo, o orçamento da cooperativa de produtores se assemelha ao da própria prefeitura, conforme citou o presidente da Câmara Municipal, Fernando Becker Lamounier.
 
O debate foi solicitado pelos deputados Fabiano Tolentino (PPS), presidente da comissão; Emidinho Madeira (PSB), vice; Inácio Franco (PV), Nozinho (PDT), Rogério Correia (PT) e Antônio Carlos Arantes (PSDB) e contou com a presença presidente da Câmara Municipal, Fernando Becker Lamounier, do prefeito de Bom Despacho, Fernando José Castro Cabral.do delegado de Bom Despacho, Thales Gontijo de Queiroz Cançado Junior, Tenente Aelson José Oliveira, do 7º Batalhão da Polícia Militar, do deputado Fábio Avelar Oliveira (PTdoB), assessor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária (Faemg), Wallison Lara Fonseca, Antônio Carlos Arantes (PSDB). O debate aconteceu no dia 20/06/16, na Câmara Municipal de Bom Despacho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS