PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
23 janeiro

Dia de Campo: Apresentação dos Resultados do Projeto de Produção de Leite AMCGI

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC

A FACEB/Unipac Bom Despacho, a Associação Mineira dos Criadores de Gir Leiteiro (AMCGIL) e a Rações Futura apresentam, no dia 28 de fevereiro o projeto: Prova de Controle de Gir Leiteiro em Fazenda Experimental. Aberto ao público, o evento objetiva divulgar, em especial, à produtores rurais, criadores da raça Gir e alunos dos cursos de veterinária e de agronomia os resultados do Projeto de Produção de Leite em parceria com a AMCGIL, além de oferecer palestras sobre cuidados com a produção de leite. “Nosso objetivo é atrair a atenção de profissionais do ramo e da sociedade em geral ao nosso trabalho para que consigamos  investimentos e maior número de animais a fim de que a pesquisa seja feita de forma ainda mais significativa ao setor”, explica o coordenador do evento e professor de Medicina Veterinária da Faceb/Unipac Bom Despacho, Fabiano Santos Junqueira.

O evento, que ocorrerá das 08h às 12h, na Faceb/Unipac, contará com as seguintes palestras: “Melhoramento do gado Gir Leiteiro”, “Nutrição em gado leiteiro” e “Produção de Silagem de Milho”. Os palestrantes serão: Adriano Bicalho, consultor, Paulo Cesar, veterinário da Rações Futura e, consultor da Riber Sementes. O evento contará ainda com a presença de José Afonso Bicalho, atual Secretário da Fazenda de Minas Gerais e presidente da ABCGIL; Luciano Ferraz - Presidente da AMCGIL; João Cruz - Secretário de Agricultura do Estado de Minas Gerais.

Após as palestras, todos os presentes serão convidados à participar de um tour pela fazenda experimental para conhecer as instalações e o Gado Gir que têm participado da prova.

O Projeto

Desde junho de 2014, a FACEB/Unipac Bom Despacho firmou um acordo de cooperação com a AMCGIL para que a faculdade fique responsável pelas provas mineiras de controle de vacas na primeira lactação da raça Gir Leiteiro, que têm ocorrido na Fazenda Experimental da FACEB. A AMCGIL organiza, anualmente, a Prova de Controle de Gir Leiteiro, desde 2012, com a finalidade de aferir a produção de leite para identificar matrizes superiores geneticamente.

Durante o projeto, cerca de 30 (trinta)  vacas têm sido expostas às mesmas condições ambientais e de tratamento para que sejam eleitas as que têm maior potencial de produção de leite e a partir disso, possa-se trabalhar para o melhoramento da raça. De acordo com o presidente da AMCGIL, Luciano Ferraz, a valorização das vacas que participam da prova pode chegar a 200%, de acordo com o resultado apresentado por elas ao longo da avaliação.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS