PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
18 julho

Discente do curso de Arquitetura e Urbanismo apresentou artigo durante o "VIII Mestres e Conselheiros agentes multiplicadores do Patrimônio"

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC
No dia 23 de junho de 2016, durante o evento "VIII Mestres e Conselheiros agentes multiplicadores do Patrimônio", foi apresentado o artigo "Cultura Negra em Bom Despacho". O evento ocorreu em Belo Horizonte, na Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (EAU -UFMG).

De autoria da discente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade ALIS de Bom Despacho, Nayara de Lacerda Branco; da docente do curso de Arquitetura e Urbanismo também da Alis de Bom Despacho, Januaceli Felizardo Murta; e do discente da Universidade Estadual de Minas Gerais, Vilson Bemfica Mendes Júnior; o artigo trata da documentação existente acerca da supracitada cultura, bem como de meios e incentivos que garantam a perpetuação do bem em questão, assim como de possíveis ações de salvaguarda do patrimônio imaterial relacionado à cultura negra de Bom Despacho.

Quanto à língua da Tabatinga, este é um patrimônio cultural ainda desconhecido, já que o Brasil é visto como monolíngue. Apoia-se tal pesquisa no Decreto nº 7.387, de 9 de dezembro de 2010, que instituiu o Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL).

Acredita-se na realização de registros mais completos e complexos, que possam apreender e representar todo o valor simbólico e a complexidade desta cultura. A salvaguarda do bem cultural só é efetiva se contar com participação dos envolvidos, concedendo a este respaldo e bases para subsistir como prática ou referência.

A confecção de tal artigo contou com apoio da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade ALIS, de Bom Despacho, Profa. Adriana Leão, bem como da Secretaria de Cultura de Bom Despacho e integrantes da referenciada cultura (Comunidade Quilombola Carrapatos da Tabatinga). O tema serviu ainda à confecção do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), intitulado: "Conjolo Avura: Centro Sociocultural da Tabatinga", defendido no dia 30/06/2016.

NOTÍCIAS RELACIONADAS