PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
6 agosto

Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo teve artigos aceitos para publicaçã

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC

Na semana entre 07 e 11 de outubro de 2013 a docente do curso de Arquitetura e Urbanismo, Vanessa Regina Freitas da Silva, mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural, participará de dois eventos acadêmicos e científicos, nos quais teve artigos aceitos para publicação e apresentação.

O primeiro evento será o X Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia que acontecerá na Universidade Estadual de Campinas, entre 07 e 10 de outubro de 2013. A temática "Geografias, Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais" para esta 10ª Edição do ENANPEGE tem por objetivo identificar e reconhecer a produção científica de Geografias tão diversas, e aproximar esta produção científica da produção operacional do território brasileiro. O grupo de trabalho do qual a professora Vanessa Freitas participará será "Cidade, Imagem e Patrimônio" em consonância com as pesquisas feitas pela docente e que refletem no artigo denominado: "A mercantilização da preservação do patrimônio edificado em Buenos Aires: o caso do Shopping Center Abasto".

O segundo evento será o II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades/CONINTER que acontecerá em Belo Horizonte entre 08 e 11 de outubro de 2013.  No II CONINTER a temática central é "Globalização e Interdisciplinaridade". O grupo de trabalho no qual a docente está inscrita é "Memória e Patrimônio" com o intuito de debater tradição e modernidade; globalização e localismo; as políticas públicas do patrimônio e memória no Brasil e no mundo; os projetos atuais de transformações das cidades e seu rebatimento sobre o patrimônio histórico. Para tal GT o artigo elaborado denomina-se "A mercantilização do patrimônio edificado: análise teórica sobre práticas e políticas de preservação". De acordo com a Profª Vanessa Regina Freitas da Silva, o tema da mercantilização do patrimônio é atual e reflete a dinâmica da gestão e preservação do patrimônio cultural no Brasil e no mundo, quando as questões mercadológicas e globais tendem a prevalecer em detrimento dos valores de memória e locais.

Os artigos a serem apresentados e publicados são resultado dos trabalhos desenvolvidos pela docente no mestrado-sanduíche realizado na Universidade de Buenos Aires entre junho e setembro de 2010 através do Programa de Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-graduação (CAFP/BA), Cooperação Internacional Brasil-Argentina, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e dissertação denominada "Patrimônio, Memória e Mercadoria: uma reconstrução arquitetônica em Ouro Preto, Minas Gerais", defendida em 2011 no programa de mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas/RS.



 

NOTÍCIAS RELACIONADAS