PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
18 novembro

Docente do curso de Biomedicina teve seu artigo publicado na revista Natural Product Research

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC

A professora Melissa Grazielle Morais, que leciona para o curso de Biomedicina da FACEB/Unipac Bom Despacho teve seu artigo científico intitulado: "Atividade antioxidante, antibacteriana e citotóxica dos frutos maduros de Solanum lycocarpum A. St. Hil ( Solanaceae)", publicado na revista Natural Product Research.
   
A Prof. Melissa Morais explica que o trabalho caracteriza-se por ser uma relevante pesquisa científica no qual foram identificados, por ensaios biológicos, o potencial antibacteriano e antioxidante dos frutos maduros de Solanum lycocarpum, bem como baixa toxicidade sobre as células eucariontes. “A partir de técnicas cromatográficas foi possível detectar compostos fenólicos como os ácidos clorogênico e caféico representando os principais agentes responsáveis pelas atividades biológicas. Demonstrando, deste modo, que os frutos maduros de Solanum lycocarpum é um produto natural que pode ser utilizado na dieta alimentar, proporcionando benefícios à saúde humana, prevenindo infecções bacterianas e a ação de radicais livres no organismo.

Esta pesquisa científica, conforme expõe a prof. Melissa Morais, “além de apresentar algumas das atividades biológicas presentes nos frutos maduros de S. lycocarpum, é um incentivo a futuras pesquisas utilizando-se produtos naturais. Demonstrando o potencial farmacológico das plantas e que as mesmas devem ser utilizadas em pesquisas científicas afim de detectar compostos que possam ser isolados e utilizados como princípios ativos no desenvolvimento de novos antibióticos que possam apresentar menor toxicidade às células eucarióticas e maior seletividade às células procarióticas, e contribuir significativamente na redução da resistência bacteriana aos antibióticos.”
 

NOTÍCIAS RELACIONADAS