PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
17 abril

Docentes da Instituição lançam projeto de Orientação Profissional

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC

Os alunos que estão prestes a realizar o vestibular poderão contar, a partir de agora, com o Programa de Orientação Profissional (POP) que permitirá aos alunos do ensino médio das escolas de Bom Despacho e região a se orientarem quanto a escolha profissional.

O POP - Programa de Orientação Profissional levará a Orientação Profissional para dentro das escolas de ensino médio da região do centro-oeste mineiro. A proposta é a formação de um “autoconceito vocacional” nos jovens que se encontram em via de conclusão do ensino médio, que irão prestar o vestibular, e necessitam fazer a escolha profissional. Através do Projeto o estudante terá a oportunidade de discutir temas que escapam ao conteúdo disciplinar corrente, como: identidade, bem-estar físico e mental, cidadania, mercado de trabalho e relações interpessoais (na escola, na família e na comunidade).

A coordenadora do curso de Psicologia, Profa. Eliane Pimenta, explica que centenas de alunos que vêm em busca de uma formação superior e de uma possibilidade de carreira profissional como a escolha de uma profissão não faz parte do currículo escolar e não é algo discutido no seio familiar. “O aluno acaba desamparado no momento do vestibular, sendo levado a escolher um curso por um pensamento “estereotipado”, fantasiado e distanciado da realidade, o que tem levado muitos alunos a abandonarem a graduação logo nos primeiros períodos ou a fazerem com certo descompromisso com o curso, já que o aluno não se identifica com ele.”

As docentes responsáveis por este projeto são: Profa. Eliane Pimenta, coordenadora do curso e Profa. Henriqueta Couto.  A previsão de duração deste projeto será de aproximadamente um mês, no período de 18/05/15 a 18/06/15. Os alunos que participarão do projeto são do quinto (5º), sétimo (7º) e nono (9º) período.

O Projeto é uma forma de permitir que os futuros vestibulandos da FACEB tenham maior clareza na escolha do curso, aumentando o compromisso e a satisfação dos mesmos. Ao contrário do que vem sendo percebido é que, na maioria das vezes, a escolha pelo curso está dissociada de uma tomada de decisão consciente.

O resultado esperado é fornecer aos alunos dados mais reais sobre os diversos contextos de trabalho, divulgar os cursos oferecidos pela FACEB - nível técnico e graduação, contribuir para o questionamento das informações estereotipadas sobre as profissões, o autoconhecimento e a reflexão sobre os determinantes concretos da escolha, preparando o jovem para uma entrada mais crítica e consciente na FACEB e no mundo do trabalho.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS