PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
25 outubro

Evento Multidisciplinar da Saúde englobou temas como Outubro Rosa/Novembro Azul, Uso de anticoncepcionais orais - Mitos e Verdades, e cuidados com o Diabetes

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC
A atividade foi de conscientização sobre a importância da detecção precoce das doenças.

Os alunos do 4º e 5º períodos de Enfermagem participaram de uma atividade comemorativa referente aos meses de "Outubro Rosa e Novembro Azul”, no hall de entrada da Faculdade UNA de Bom Despacho no dia 27/10/16, no período de 20h30 às 21h.

Segundo explica a Profa. responsável pela atividade junto aos alunos, Patrícia Faria Oliveira, o evento compartilhou informações sobre o câncer de mama e promoveu a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença, colocando em prática os conhecimentos teóricos. Além de estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas. “O projeto foi desenvolvido pelos alunos do curso de Enfermagem a fim de levar promoção de saúde e prevenção de doenças para o público-alvo, colocando em prática seus conhecimentos teóricos. “Os alunos estarão informando sobre as recomendações nacionais para o rastreamento, benefícios e riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame”, ressalta.
 
De acordo como o INCA, o movimento conhecido como “Outubro Rosa”, nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada, anualmente, no mês de outubro.
 
Pararelo à prevenção e conscientização ao “câncer de mama – outubro rosa” os alunos realizaram outras duas atividades de promoção à saúde, realizando atividades de conscientização e prevenção, levando informação à população masculina, sobre os cuidados com sua saúde e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O “Novembro Azul” está previsto dentro da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem/PNAISH (Ministério da Saúde, de 27 de agosto de 2009), a qual tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos.
 
Novembro é reconhecido internacionalmente como o mês dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Com isso, os discentes levaram informações aos homens a fim de prevenir doenças e promover a saúde dos mesmos.
 
As demais atividades a serem realizadas foram: "Uso de anticoncepcionais orais - Mitos e Verdades" com a Profa. Nathalia Lucca Silva, juntamente com a Profa. Késsia Oliveira, que apresentou sobre os cuidados com o Diabetes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS