PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
4 maio

FACEB promoverá evento para apresentar metodologias ativas

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC

A FACEB, comprometida com a melhoria crescente da qualidade da educação, investe na formação permanente de seus profissionais e na construção de ambientes. Sendo assim, o Núcleo de Gestão Acadêmica da Faculdade-NGA, promoverá o Projeto Metodologias Ativas de Aprendizagem, que acontecerá no dia 07 de maio de 2015, quinta-feira.

O evento objetiva apresentar os resultados do Projeto do Grupo de Estudos de Metodologias Ativas de Aprendizagem-GEMAA, das 19h às 21h, no auditório 3, sala 702, prédio 2, da FACEB Bom Despacho.

O GEMAA apresentou os resultados de suas experiências com as Metodologias Ativas de Aprendizagem no I Seminário do Consórcio STHEMBRASIL, realizado em março na UniÍtalo, em São Paulo.

Nos dias 09, 10, 13, 14 e 15 de julho, os professores capacitados em 2014 ministrarão um curso/oficina, de 20h, para professores e professoras da FACEB – Bom Despacho,  interessados em conhecer e incorporar metodologias ativas de aprendizagem em sua prática docente.  Além da contextualização geral da questão das metodologias ativas de aprendizagem e da avaliação da aprendizagem, os participantes do curso/oficina aprenderão sobre quatro métodos ativos de aprendizagem: Peer Instruction; Team Based Learning; Problem Based Learning e Project Based Learning, métodos já experimentados na FACEB pela equipe de profissionais capacitados pelo Consórcio STHEM.

A nova equipe de profissionais da FACEB participantes deste projeto é formada pelos Professores Agostinho Carlos de Oliveira, Amaylton Salles de Carvalho, Diogo Barros, Márcio Teodoro, Prof. Mário César Hamdan Gontijo e Olímpio Pereira estarão em Lorena – SP, de 18 a 22 de maio. Em 2015, será iniciada uma nova etapa de capacitação oferecida pelo Consórcio STHEMBRASIL, com a participação de vários professores norte americanos, adequados à prática das metodologias inovadoras.

A programação deste evento consistirá em uma mesa-redonda e uma mostra das experiências em Metodologias Ativas de Aprendizagem. O público-alvo para este evento serão os líderes de turmas e/ou representantes, professores (as), coordenadores (as) de cursos disponíveis no horário e autoridades educacionais (diretores e secretários de educação) da região.

Confira a Programação:

19h - Mesa Redonda: Metodologias Ativas de Aprendizagem

Abertura – Profa. Samira Maria Araújo;
Peer Instruction – Prof. Mário César Hamdan Gontijo;
Team Based Learning – Profa. Eliane de Souza Pimenta;
Problem Based Learning – Profa. Dayana Keitty Carmo Gonçalves;
Project Based Learning – Prof. Amaylton Salles de Carvalho;
Avaliação da aprendizagem – Prof. Agostinho Carlos Oliveira;
Debates a partir de intervenções dos presentes;
Divulgação da Capacitação para Professores – Profa. Samira Maria Araújo.

20h40 - Mostra de Experiências

Plano de Ensino Participativo, uma estratégia motivadora da aprendizagem no Ensino Superior – Prof. Agostinho Oliveira;
Metodologias de Aprendizagem em Comparação – Prof. Mário César Hamdan Gontijo;
Metodologias Ativas no Curso de Psicologia: disciplina Dependência Química – Profa. Eliane de Souza Pimenta;
Metodologia Ativa de Aprendizagem: Project Based Learning na Engenharia Civil &

NOTÍCIAS RELACIONADAS