PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
9 junho

FACEB/Unipac Bom Despacho assina acordo com AMCGIL para realizar prova de vacas

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC

Os alunos de Medicina Veterinária e Agronomia da FACEB/Unipac Bom Despacho terão mais uma oportunidade de aliar teoria e prática durante a trajetória acadêmica. A Fazenda Experimental da Faculdade será a responsável pelas provas mineiras de controle de vacas na primeira lactação da raça Gir Leiteiro. A prova é realizada por meio da Associação Mineira dos Criadores de Gir Leiteiro (AMCGIL), que assinou acordo de cooperação com a FACEB/Unipac Bom Despacho no último sábado (07/06), durante a 54ª Exposição Estadual Agropecuária, realizada no Parque da Gameleira (Belo Horizonte).

A prova de controle leiteiro reunirá cerca de 30 vacas na Fazenda Experimental a partir de outubro. Os animais serão submetidos ao mesmo tratamento para que pesquisadores e alunos possam observar a evolução genética da raça Gir Leiteiro. “As vacas chegam à fazenda de 30 a 60 dias antes do parto, são adaptadas ao local, preparadas para a ordenha e submetidas à alimentação adequada. Assim, podemos avaliar as características dos animais que têm mais potencial de produção de leite e trabalhar para o melhoramento da raça”, explica o coordenador do projeto e professor do curso de Medicina Veterinária da FACEB/Unipac Bom Despacho, Fabiano Santos Junqueira.

Os alunos de Agronomia e Medicina Veterinária da FACEB/Unipac Bom Despacho poderão vivenciar a prática de um ambiente leiteiro, aliado à teoria trabalhada pelos professores nos cursos. “Colocar a fazenda dentro do processo de aprendizado é fundamental para que os alunos tenham acesso a situações que certamente serão enfrentadas por eles na prática da profissão. Assim, a pesquisa reflete na melhora da formação dos alunos, dos processos da fazenda e na qualificação da produção rural”, avalia a diretora da FACEB/Unipac Bom Despacho, Débora Guerra.

A AMCGIL organiza anualmente a prova de controle de Gir Leiteiro desde 2012. O presidente da associação e responsável pela prova junto aos criadores, Luciano Ferraz, confia no trabalho da FACEB/Unipac Bom Despacho para levar adiante a pesquisa científica sobre a raça. “A expectativa é a melhor possível, porque sabemos da qualidade do ambiente de pesquisa dentro da instituição, que certamente nos ajudará a identificarmos o que podemos evoluir para potencializar a produção de leite”, avalia Ferraz. O presidente da AMCGIL acrescenta, ainda, que a valorização das vacas que participam da prova pode chegar a 200%, de acordo com o resultado apresentado por elas ao longo da avaliação.

Bom Despacho já foi a terceira maior bacia leiteira de Minas Gerais. Atualmente, a cidade ocupa a sétima colocação. A diretora da FACEB/Unipac Bom Despacho, Débora Guerra, ressaltou que “a falta de qualificação profissional é a principal causa da queda da região no ranking, problema que pode ser amenizado por meio do contato direto da faculdade com os produtores rurais, em parceria com a AMCGIL”.
 

NOTÍCIAS RELACIONADAS