PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
26 março

Faculdade preza pelo compromisso social com a região centro-oeste

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC

Metodologias Ativas de Aprendizagem na FACEB/Unipac Bom Despacho

Não há muito, os Diretores da FACEB/Unipac Bom Despacho, Débora Guerra e Gustavo Hoffmann, conheceram nos USA, entre outras metodologias ativas de aprendizagem, o Peer Instruction ou “Instrução pelos Pares”, criado pelo Professor de Harvard, Eric Mazur. Comprometidos com a melhoria crescente da qualidade da educação, providenciaram a construção do espaço de aprendizagem ativa e propuseram, no âmbito do Núcleo de Gestão Acadêmica – NGA, a criação de um projeto piloto de “Aprendizagem Ativa”.

Assim, ao longo do segundo semestre de 2013, 495 alunos de vários cursos, fazendo as disciplinas de Humanidades I e II com o Professor Agostinho Carlos Oliveira, Gestão de Pessoas com a Professora Henriqueta Regina Pereira Couto e Direito Empresarial III com o Professor Mário César Hamdan Gontijo, participaram do projeto compondo turmas-teste e turmas-controle.

Ministrando a mesma disciplina para turmas diferentes, os professores adotaram o método Peer Instruction nas turmas-teste e nas turmas-controle ministraram as aulas como de costume. Registra-se que as turmas testes foram submetidas a três sessões com a metodologia ativa ao longo do semestre, uma sessão de duas aulas geminadas em cada etapa do semestre, sendo que naquela sessão, os professores, depois de combinar previamente os conteúdos com os alunos, utilizando o aplicativo “clickereduca”, criado na própria instituição, aplicavam os testes e, com o feedback imediato, dependendo do resultado, estimulavam os alunos a discutirem suas opções de resposta, procurando argumentar e defender suas posições.

Aplicando-se em ambas as turmas provas predominantemente objetivas, com o  mesmo perfil estrutural, os professores, ao tabular, analisar e comparar os resultados das três etapas, constataram que em quatro dos cinco experimentos realizados, o desempenho dos alunos sob a metodologia ativa foi melhor do que o desempenho dos alunos que tiveram apenas as aulas tradicionais, comprovando assim a eficácia do método Peer Instruction.

A equipe de professores do projeto “Aprendizagem Ativa”, discutindo os resultados, elaborou o artigo “Aprendizagem Ativa na Educação Superior: Uma aplicação do Peer Instruction na FACEB/Unipac Bom Despacho”, o qual foi apresentado no Seminário Internacional de Metodologias e Tecnologias na Educação em Lorena – SP, nos dias 20 e 21 de março, oportunidade em que, a FACEB/Unipac Bom Despacho aderiu formalmente ao Consórcio de IES’s para expansão das metodologias ativas no Brasil.

Por Agostinho Carlos de Oliveira
Professor da FACEB/Unipac e atualmente é Coordenador do Projeto da Sala Aprendizagem Ativa



 

NOTÍCIAS RELACIONADAS