PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
15 maio

Graduandos apresentaram Trabalho em Congresso Internacional, em Porto Alegre/RS

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC

Os alunos do 9º período do curso de Engenharia Civil da FACEB/Unipac Bom Despacho: Flávio da Silva Machado, Jéssica Helena Duarte Chaves e Jéssica Ribeiro dos Santos apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no 3º Congresso Internacional Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social, que aconteceu de 28 a 30 de abril, em Porto Alegre/RS.

O trabalho entitulado – “Utilização de Resíduos em Habitação de Interesse Social”, aborda a utilização de garrafa pet e areia resíduo de fundição como materiais de construção para edificações de interesse social. O Congresso serviu ainda para aprofundar as discussões que integram a sustentabilidade e desencadear a proposição de alternativas viáveis no contexto da Habitação de Interesse Social. O evento foi direcionado a estudantes, pesquisadores e profissionais nacionais e internacionais das áreas de arquitetura, urbanismo, paisagismo, engenharias, biologia, sociologia, meio ambiente, pedagogos, gestores públicos, e representantes da sociedade civil organizada, relacionados, direta ou indiretamente, ao planejamento urbano, projeto, construção, gestão de ambientes construídos sustentáveis e gestão pública, sejam esses urbanos ou rurais.

De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Sandra Lage, a graduação precisa ser complementada com atividades extracurriculares, permitindo aos participantes atualizarem-se de discussões científicas como estas. “A iniciativa destes alunos é um marco para o curso de  Engenharia Civil da FACEB/Unipac Bom Despacho, uma vez que o trabalho foi apresentado no mesmo patamar daqueles produzidos por pesquisadores internacionais e de instituições federais, a  partir de agora esperamos que esse seja o primeiro de muitos.”

Para a Prof. Orientadora dos graduandos neste trabalho, Prof. Dayana Keitty Carmo Gonçalves, a interação em um meio onde a ciência fervilha foi de extrema importância aos alunos, que tiveram não só a experiência de expor o trabalho como a de trocar informações com pesquisadores de renome internacional. “Um dos objetivos da modalidade na qual o trabalho dos alunos foi apresentada era a de contribuir com o aprimoramento do trabalho, que ainda não foi apresentado à banca, sendo este objetivo plenamente alcançado uma vez que os alunos tiveram oportunidade de interagir com trabalhos de outros pesquisadores que contribuíram com o resultado final do trabalho de final de curso.”
 

NOTÍCIAS RELACIONADAS