PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
18 maio

Graduandos do curso de Agronomia visitaram Arcelor Mittal

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC

No dia 07/05/2015 os graduandos do 6ºperíodo, 7ºperíodo e 9º período do curso de Agronomia da FACEB participaram de uma visita técnica ao Centro Pesquisa e Melhoramento Florestal da ArcelorMittal Bioflorestas (CPMF), em Bom Despacho.

A visita foi organizada pelos Professores: Márnisson Alves Araújo Araújo, Jamilson Carvalho, Vinícius Teixeira e Saul Ribeiro que lecionam as disciplinas de: Melhoramento Vegetal, Fitopatologia e Entomologia, Silvicultura Geral e Estágio Supervisionado, respectivamente para o curso de Agronomia.

Durante a visita técnica os alunos foram guiados pelos responsáveis do Centro de Pesquisa: Mestra e Engenheira Florestal Brígida Valente (Coordenadora do Programa de Melhoramento Genético Florestal na empresa), Lucas Belmont (Engenheiro Agrônomo) e Euzébio Miguel (Técnico em Agropecuária) dentro do CPMF. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer o programa de melhoramento da empresa, bem como conhecerem todo o processo de hibridação e produção de mudas para pesquisa, além de visitarem o campo de matrizes elites com mais de 30 anos de idade da empresa e ver como é realizado a coleta de sementes nas mesmas a mais de 40 metros de altura.

Conforme explicação dos professores do curso de Agronomia, o Setor de Florestas plantadas é um dos principais segmentos econômicos da região centro-oeste de  minas e também do estado. A matriz energética mineira tem, em produção de florestas e sua exploração, sua segunda fonte de energia depois dos derivados do petróleo.

O Prof. Márnisson destacou junto aos alunos do curso a importância do mercado florestal de Minas Gerais que apresenta a maior representatividade em área de eucalipto do país (cerca de 1,5 milhões de hectares plantados para produção de carvão vegetal, celulose e lenha), dessa forma, o mercado florestal de Minas Gerais reserva boas oportunidades para o profissional formado em agronomia.

O Prof. Vinícius ressaltou a importância da prática no curso de Agronomia direcionado ao setor florestal e ressaltou a importância para a economia da região e para absorção de profissionais da área tecnológica e de engenharia.  “Relembro as palavras do nosso coordenador de curso, professor Rodrigo Pontes: O curso de Agronomia da FACEB tem como uma de suas principais atuações um trabalho de treinamento e formação de profissionais capacitados para atuar no setor”.

A ArcelorMittal BioFlorestas, empresa do Grupo Arcelor Mittal, produz carvão vegetal a partir de florestas renováveis de eucalipto. Possui uma área de 100 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto e 40 mil hectares de preservação permanente e reserva legal, é referência na adoção de modelos de gestão sustentável, focados na responsabilidade socioambiental e possui uma atuação efetiva nas comunidades onde atua, cuja relação é pautada pelo respeito e diálogo.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS