PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
17 junho

Graduandos do curso de Arquitetura realizaram atividade

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC

A professora Vanessa Regina Freitas da Silva que leciona para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho solicitou o desenvolvimento de um vídeo em formato de clipe musical sobre caracterização urbana aos alunos do segundo período, terceiro período e quinto período do curso que cursam a disciplina Estudos Urbanos I.

Segundo a docente Vanessa Freitas, no início do primeiro semestre de 2013, sugeriu aos graduandos uma atividade onde indicou como modelo o videoclipe da banda Snow Patrol para a música Open Your Eyes. A professora Vanessa explicou que, “nesse videoclipe um motociclista percorre partes da cidade de Paris até encontrar a sua amada ao fim do percurso. A música é envolvente e cria uma expectativa sobre onde o motociclista chegará e ao mesmo tempo permite ver características urbanas ao longo de todo o percurso.”

A Professora ressaltou que a ideia sobre esta atividade surgiu ao assistir o clipe e logo pensou em uma atividade voltada para as suas turmas relacionando então cidade e arte, por meio de imagens urbanas e música. Assim, os alunos, organizados em grupos de no máximo três componentes, deveriam escolher trechos de suas respectivas cidades, criar um roteiro de percurso e um novo fim, mantendo um tempo curto, de acordo com videoclipes. Ao longo do trecho as características urbanas observadas e mostradas deveriam ser descritas no trabalho escrito. A música poderia ser a mesma ou outra, de acordo com a escolha do grupo.

Para a professora Vanessa Freitas os alunos se envolveram e mostraram interesse: "além de propriamente atenderem ao solicitado pela atividade, os alunos tiveram um senso criativo e de apuro com as filmagens.“Foram feitas filmagens a pé, de bicicleta, de skate, de patins, de carro, de moto e até mesmo de helicóptero! Sensacional! E criaram finais interessantes, bem justificados e roteirizados”.

As ações de extensão como esta, alinhadas à política de responsabilidade social que constam no PDI - Plano de Desenvolvimento da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho visam promover a reflexão e o questionamento sobre a responsabilidade social na formação dos alunos como futuros agentes transformadores das questões sociais do país e construções afirmativas na promoção da igualdade de condições com vistas à inclusão social.

Não é a primeira vez que a docente Vanessa Freitas solicita esse tipo de produção aos alunos, por isso ela destaca que o uso de mídias atuais e dinâmicas favorece o aprendizado e o engajamento com as atividades propostas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS