PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
11 maio

Graduandos do curso de Engenharia Ambiental realizam pesquisas sobre Fossa Sépt

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC

O método visa substituir, a baixo custo para o produtor rural, o esgoto a céu aberto e as fossas sépticas rudimentares.

A alternativa viável econômica e ambientalmente adequada é a Fossa Séptica Biodigestora, que é um sistema de tratamento de esgotos sanitários que visam substituir, a baixo custo para o produtor rural, o esgoto a céu aberto e as fossas sépticas rudimentares, além de utilizar o efluente como um composto orgânico para o solo.

As pesquisas foram realizadas com o propósito de se elaborar o trabalho de conclusão de curso /TCC, sob orientação do Prof. Magno José Alves. O tema do trabalho é: Construção e Avaliação de uma Fossa Séptica Biodigestora para pequenas propriedades rurais. Os alunos envolvidos são do 9° período de Engenharia Ambiental. São eles: Helisson de Faria Fernando; Igor Soares Silva; Mário Henrique Carvalho Silva e Pedro caio César pereira.

De acordo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e o Abastecimento (FAO), no Brasil, a agricultura familiar reúne cerca de 14 milhões de pessoas, o que representa mais de 60% do total de agricultores do país. Normalmente, essas propriedades rurais, utilizam como forma de destinação final dos resíduos sanitários fossas rudimentares, destinação que pode acarretar na contaminação do solo e das águas (subterrâneas e superficiais).

Desta forma, faz-se necessário um método alternativo de baixo custo, simples operação e menos impactante ao meio ambiente para o tratamento e destinação final destes resíduos.
 

NOTÍCIAS RELACIONADAS