PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
25 outubro

Graduandos do curso de Pedagogia visitarão a Escola Municipal Coronel Praxedes

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC

No dia 31 de outubro de 2013 os graduandos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Bom Despacho/FACEB realizarão no uma Visita orientada na Escola Municipal Coronel Praxedes, de Bom Despacho/MG relacionado ao tema: “Memória, pesquisa e educação”.

A visita se relaciona à disciplina História de Educação onde se estabelece uma relação entre teoria e prática como base da formação discente. A Profª Tânia Nakamura acompanhará os alunos durante a visita explica que, “este tipo de atividade tem o intuito de apresentar aos discentes  a primeira escola pública do município de Bom Despacho, que caracteriza o início da institucionalização dos grupos escolares no Brasil, pós Primeira República. Reconhecer a instituição escolar como campo de pesquisa.

A Profª Tânia ressalta ainda que durante muito tempo, a história da Educação se pautou por um viés de pesquisa que restringiu seu objeto de análise aos documentos oficiais, considerando que sua aplicação ocorreu da mesma maneira em todas as regiões do Brasil, tendo como referência, apenas os grandes centros urbanos. “No entanto, tem ocorrido, no campo da pesquisa educacional atual, uma ruptura com esse único viés, onde grupos de pesquisadores têm efetuado estudos que privilegiam a temática regional, com o objetivo de analisar as especificidades regionais (locais e institucionais) dentro do universo maior da organização educacional brasileira. A presente atividade tem sua importância configurada na observação da Escola Municipal Coronel Praxedes considerando as transformações ocorridas ao longo do tempo, o papel social e cultural da escola para Bom Despacho e região, a contribuição da instituição para a democratização do ensino, inseridos na comemoração de seu centenário.”

A saída para a visita está prevista para as 19h20, do dia 31/10, em ônibus fretado e custeado pelas próprias discentes. Estão disponíveis 50 vagas e o aluno deverá fazer a sua inscrição através do Portal Educacional.

NOTÍCIAS RELACIONADAS