PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
28 março

Mesa-redonda do Curso de Psicologia discutirá sobre o Manual de Diagnóstico

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC

A Coordenação do curso de Psicologia da FACEB/Unipac Bom Despacho promoverá uma mesa-redonda sobre a medicalização da sociedade e os riscos envolvidos no aumento de diagnósticos descritos pelo Manual (DSM). O evento acontecerá no dia 15/04/14, na sala 1003 - Auditório 5, da FACEB/Unipac Bom Despacho, às 19h30.

Segundo a Coordenadora e Prof. do curso de Psicologia da FACEB/Unipac Bom Despacho, Eliane de Souza Pimenta, esta iniciativa é realizada em diversas cidades do país. “O tema pretende discutir com os alunos e profissionais da região a questão da medicalização da sociedade e os riscos envolvidos no aumento de diagnósticos descritos pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.” O evento também conta com o apoio do Prof. Felipe Viegas Tameirão, Supervisor de Estágio do curso de Psicologia.

Os convidados confirmados para o evento são: o Psicanalista - Alexandre Simões, Doutor em Filosofia pela UFMG e Professor do curso de Psicologia da FUNEDI e o Psicólogo, Marcus Macedo, Pós-graduado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, em Psicopedagogia, Mestre em Educação e Inclusão Social, Referência Técnica do CAPSII de Governador Valadares, Conselheiro da XIII e XIV Plenária do CRP-MG, Professor em Cursos de Pós Graduação e Preceptor do Programa PET/Saúde.

O DSM - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - foi responsável por tentar impor, a partir de sua terceira versão em 1980 (DSM-III), uma tábula rasa na história da psicopatologia, por conseguir, segundo seus promotores, ultrapassar a falta de acordo entre diversos teóricos do campo do sofrimento psíquico. Tal acontecimento, com forte impacto político, favoreceu a volta da psiquiatria biológica ao centro da cena clínica de diagnóstico e tratamento de transtornos mentais.

O evento é gratuito e para participar é necessário se inscrever através do Portal Educacional ou no link extensão no site institucional-www.unipacbomdespacho.com.br. - inscrições para eventos dos projetos de extensão - mesa-redonda.

O evento é apoiado pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP/MG).

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS