PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
27 março

Museu da Loucura, em Barbacena, receberá visita dos alunos de Psicologia

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC

No dia 05/04 os alunos do 1º período e 2º período do curso de Psicologia da FACEB/UNIPAC Bom Despacho realizarão visita técnica ao Museu da Loucura, em Barbacena /MG.

O propósito da visita será presentar aos discentes parte do processo consolidatório das políticas de saúde mental empreendidos no país desde o final do século XIX; Preparação para os conteúdos programáticos a serem trabalhados nas disciplinas História da Psicologia e Psicologia Ciência e Profissão; Fomento à percepção da constituição social e histórica dos saberes e práticas psicológicas durante o século XX.

De acordo com a coordenadora e prof. do curso de Psicologia, Eliane de Souza Pimenta, organizadora da atividade,  a tradicional visita ao Museu da Loucura, no complexo hospitalar psiquiátrico do município de Barbacena/MG, consiste em oportunidade para contextualização do desenvolvimento dos saberes psicológicos e psiquiátricos em contexto mineiro.

O Museu da Loucura serve de ligação entre a instituição e a sociedade, tendo como finalidade proporcionar o rompimento do estigma contra o portador de sofrimento mental. O Hospital foi criado em 1903 e instalado em um antigo sanatório para tratamento de tuberculosos, no século 18. Quando começou a funcionar o local recebia quem estivesse no pior estágio da loucura. No início do século 20, após a inauguração do Hospital, chegava à cidade o famoso “Trem de doidos”, lotado de pacientes de todos os cantos do Brasil. Barbacena passara a ser referência e acolhia a todos que chegavam: alcoólatras, mães solteiras, sem tetos, portadores de deficiência física e os chamados “loucos”, o que aumentou muito a demanda do Hospital. Qualquer ser humano que tivesse algum “desvio” era enviado para o Hospital psiquiátrico de Barbacena, sendo que os pacientes que chegavam ao local já sabiam que estavam fadados à prisão perpétua. (informações retiradas de filme assistido no Museu).

Em caso de dúvidas ou para mais informações sobre a visita técnica procure a coordenação do curso de Psicologia.
 

NOTÍCIAS RELACIONADAS