PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
7 abril

“Patrimônio Arqueológico da cidade de Bom Despacho” será tema da palestra que a

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC

Nesta terça-feira, (07/03), acontecerá uma palestra com a arqueóloga Rafaela Oliveira, graduada em Arqueologia e Preservação Patrimonial, natural de Bom Despacho que discutirá sobre o Patrimônio Arqueológico de Bom Despacho.

O evento acontecerá às 19h, no auditório 6, prédio 3, sala 1100 da Instituição e foi organizado pela coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo Adriana Rodrigues Leão e pela docente do curso, Profa. Januaceli Murta.

A coordenadora do curso, Profa. Adriana Leão, explica que a temática tem correlação com a disciplina - Técnicas Retrospectivas, ofertada durante o 1º semestre de 2015. E visa promover o conhecimento para a preservação do patrimônio cultural, além de apresentar a necessidade da aplicação de legislações patrimoniais que possibilitem uma maior proteção ao patrimônio cultural material e imaterial.

Os sítios arqueológicos são definidos pela Lei nº 3.924/61 em jazidas de qualquer natureza, origem ou finalidade, que representem testemunhos de cultura dos paleoameríndios do Brasil, tais como sambaquis, montes artificiais ou tesos, poços sepulcrais, jazigos, aterrados, estearias. Os sítios nos quais se encontram vestígios positivos de ocupação pelos paleoameríndios tais como grutas, lapas e abrigos sob rocha. Os sítios identificados como cemitérios, sepulturas ou locais de pouso prolongado ou de aldeiamento, "estações" e "cerâmios", nos quais se encontram vestígios humanos de interesse arqueológico ou paleoetnográfico. As inscrições rupestres ou locais como sulcos de polimentos de utensílios e outros vestígios de atividade de paleoameríndios.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS