PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
22 agosto

Perspectivas no âmbito da Tecnologia da Informação (TI)

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC

Em um passado recente, era comum encontrar nas empresas a figura do “menino da informática”, em geral, tratava-se de um jovem aberto a novos desafios que fazia o possível para resolver problemas de diversas naturezas (comumente extrapolando a esfera da TI) em um ambiente caótico. 

O tempo passou e vivemos atualmente em um cenário bem diferente, as empresas se profissionalizaram, criaram processos bem definidos, adotaram governanças e a TI está efetivamente alinhada ao negócio da empresa, ou seja, a TI passa a ter um papel estratégico nas organizações.

É inegável a dependência de qualquer organização no que diz respeito a TI, inclusive, existem vários relatos em que a negligência desta questão gerou prejuízos imensuráveis, seja com danos de imagem, indisponibilidade de sistemas, ineficiência dos processos, perdas de arquivos, etc.

Em empresas que empregam a TI de forma adequada, as informações são devidamente compreendidas e impera um clima de controle que afeta o ambiente e as tomadas de decisões, suportando toda a estrutura organizacional.

É fundamental que os profissionais de TI entendam como a tecnologia pode ser utilizada de maneira eficiente e eficaz.

Neste contexto, percebe-se uma mundaça natural no perfil deste profissional de TI que passa a agregar uma visão holística objetivando potencializar os resultados da empresa, logo, não basta entender de tecnologia, é necessário propor soluções com foco nos objetivos corporativos.

Mas infelizmente é perceptível a escassez de profissionais qualificados na área de TI, logo, precisamos direcionar esforços e prepará-los para esta realidade dinâmica e competitiva, onde o aprendizado deve ser contínuo, viabilizando soluções em cenários cada vez mais complexos.

Outro aspecto que merece ser ressaltado para quem tem interesse na área de TI é capilaridade das  subáreas, ou seja, sem prejuízo de uma visão macro é altamente recomendável à especialização em algum domínio, por exemplo: desenvolvimento, segurança, banco de dados, auditoria, suporte, redes, inteligência artificial, etc.

Enfim, os desafios no âmbito da Tecnologia da Informação são imensos e competem aos profissionais de TI resolver esta equação.

Por: Cristiano Lopes Martins Borges
Coordenador e Supervisor de Estágio do curso de Sistemas de Informação da FACEB/Unipac Bom Despacho, mestrado em informática pela PUC Minas.



 

NOTÍCIAS RELACIONADAS