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14 outubro

Projeto “Práticas Integradoras” permite ao aluno o contato direto com a realida

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Cursos autorizados pelo MEC

O Projeto “Práticas Integradoras” visa integrar teoria e prática das disciplinas clínicas do Curso de Fisioterapia. Através dele, os alunos do 5°período e 6° período realizam visitas técnicas semanais à Clínica Escola de Fisioterapia e ao Asilo São José, ao longo do semestre letivo.

O coordenador do curso de Fisioterapia, Diogo Barros, explica que o objetivo dessas visitas é de que os alunos possam acompanhar as avaliações e atendimentos fisioterapêuticos realizados pelos estagiários que cursam o 8° período, tanto na Clínica Escola de Fisioterapia, quanto no Asilo São José, em Bom Despacho. O Prof. Diogo Barros explica que a participação do aluno durante a visita cresce em complexidade, indo desde a observação até a prática assistida pelo fisioterapeuta Assistente de Supervisão de Estágio.

O Projeto cumpre o artigo 13º das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Fisioterapia que diz que as atividades práticas específicas da Fisioterapia deverão ser desenvolvidas gradualmente ao longo do Curso de Graduação em Fisioterapia, devendo possuir complexidade crescente, desde a observação até a prática assistida (atividades clinicoterapêuticas). Além disso, o Projeto coloca o aluno em contato direto com a realidade que ele vivenciará no próximo ano, preparando-o para os desafios que virão pela frente e contribuindo para a redução da ansiedade que pode surgir antes do início do estágio supervisionado.

Cada grupo de alunos tem um cronograma de visitas próprio a ser seguido. O projeto tem duração de dois meses, (de 15/09/2014 a 27/11/2014), e faz parte das atividades complementares que o aluno deve realizar, conforme o projeto pedagógico do curso.
 

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