PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
15 agosto

Sala de aula com a mais alta tecnologia, inspirada em modelo americano

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC

A mais nova sala de aula da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho e Faculdade de Educação de Bom Despacho/FACEB foi  inaugurada no início do semestre letivo de 2013

A Sala da Aprendizagem Ativa será o local onde as aulas serão ministradas com a nova metodologia de ensino/aprendizagem inspirada no modelo utilizado pela Universidade de Harvard e pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology, Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

A decisão da implantação deste novo modelo de sala surgiu após a participação da Diretora Geral, Débora Guerra e do Diretor Acadêmico, Gustavo Hoffmann no Seminário de Inovação do Ensino Superior na Universidade de Harvard e no M.I.T. nos Estados Unidos da América (USA), em 2012. O novo modelo permite que haja uma interação entre todos, onde os alunos que trabalham de forma ativa na resolução e discussão de problemas. A partir disso surgiu a ideia de se construir uma sala com um projeto semelhante para a implantação da aula de Aprendizagem Ativa na Faculdade. De acordo com a Diretora Geral, Débora Guerra, este novo modelo de ensino/aprendizagem trará o que há de mais inovador na Educação. “Um Projeto muito audacioso, que pretende ser um diferencial da instituição revolucionando a forma de ensino-aprendizagem.”

A execução do Projeto Arquitetônico foi realizada pelos graduandos do 4º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade: Andréia Antônia de Azevedo Alves; Guilherme Fernandes e Letícia Mariana de Morais Teófilo, orientados pela professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Silvana Malta. Já a execução da obra relacionada à Engenharia Civil contou com a participação do aluno do 8º período do curso de Engenharia Civil, Diego Luciano Ferraz Rodrigues Araújo, orientados pela professora e coordenadora do curso de Engenharia Civil, Sandra Lage Coelho.

O aluno Diego Araújo, que é estagiário no Escritório de Engenharia da obra da Faculdade desde dezembro de 2012, explicou que exercer a prática é essencial para assimilar os conhecimentos aprendidos em sala de aula. "Tenho aprendido durante este estágio que o bom relacionamento com os profissioanais dos quais você trabalha, é muito importante no meio profissional". Segundo a aluna do 4º período de Arquitetura e Urbanismo,Letícia Teófilo, este foi o primeiro projeto que seu grupo viu ser concretizado. "É algo surpreendente, que emociona e faz com que os olhos se encham de lágrimas pelo orgulho de sermos futuros arquitetos." E digo ainda que: " O aluno precisa se envolver tanto na teoria quanto na prática para conhecer a real função da da área para a qual escolheu atuar".

A coordenadora do curso de Engenharia Civil, Sandra Lage Coelho explicou que é gratificante trabalhar com alunos interessados e competentes, o trabalho fluiu dentro do cronograma estabelecido e teve um resultado muito bom. “Os alunos se empenharam para que tudo ocorresse da melhor maneira possível.” Fica aqui o meu agradecimento pelo envolvimento de todos os alunos que participaram deste projeto.
 

NOTÍCIAS RELACIONADAS