PORTAL
EDUCACIONAL

ACESSAR
CALENDÁRIO
2017

BAIXAR
6 novembro

Visita técnica ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais propiciou aos graduandos

A Faculdade que mais cresce na região

Cursos autorizados pelo MEC

No dia 15/10/2013 os alunos do 6º (sexto) período, turma "B" do Curso de Direito realizaram uma Visita Técnica ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais - TJMG, Unidade Goiás, a fim de realizarem várias atividades pedagógicas ao local.

O professor Moisés N. Costa explicou como foi realizada a visita: “ na parte da manhã, os alunos assistiram uma palestra proferida pela Desembargadora, Dra. Claudia Regina Guedes Maia, atual Presidente da 13ª Câmara Cível do TJMG, acerca do tema "Organização do Poder Judiciário Brasileiro", bem como sobre "Recursos no Processo Civil Brasileiro" e outros temas que foram objeto de indagação pelos alunos. Também no período matutino, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Palácio da Justiça, com orientação e explicações feitas pela Assessoria de Comunicação - ASCOM do TJMG, que esclareceu toda a parte histórica daquele Tribunal, suas instalações, processos originais históricos (v.g., irmãos Naves) e instrumentos outrora utilizados pelos Desembargadores no início da atuação jurisdicional mineira, na cidade de Ouro Preto, capital do Estado de Minas Gerais. Ainda no período vespertino os alunos assistiram várias sessões de julgamento realizadas pelo TJMG, tanto em Câmaras Cíveis quanto Criminais, mediante exposição de motivos de julgamento pelos Desembargadores componentes das respectivas Câmaras e ainda sustentações orais proferidas na tribuna pelos advogados das partes.”

Na visão do Profº Moisés, responsável pelas visitas dos alunos em atividades jurídicas ao TJMG, os mesmos puderam observar a prática de vários conteúdos estudados em sala de aula, tanto no âmbito cível, quanto criminal, o que certamente lhes incentiva e estimula em realizar um curso cada vez com mais afinco e dedicação, vez que já começam a visualizar o que lhes espera no mercado de trabalho, não apenas em nível regional, mas também estadual. Segundo o prof. Moisés, a cada visita técnica realizada com os alunos no TJMG, há uma maior certeza de que atividades como esta devem ser realizadas semestralmente com cada uma das turmas, após adquirirem o conhecimento teórico básico necessário, pois todos saem ganhando com as experiências ali vividas. Tenho certeza que os alunos jamais se esquecerão desta experiência ímpar vivenciada durante o seu curso de direito.

A visita técnica foi organizada pelo prof. Moisés Néri Costa com apoio da Profº Rosemeire Cássia dos Santos, com apoio da Coordenação do Curso de Direito.
 

NOTÍCIAS RELACIONADAS